domingo, 6 de março de 2011

Primo Agostinho Gomes Ribeiro

Ontem dia 05 de março de 2011, sábado de Carnaval, eu e meu pai tivemos o prazer de conhecer um primo distante da família Ribeiro: o Sr. Agostinho Gomes Ribeiro.

Explicar o parentesco do Sr. Agostinho é complicado. Mas como eu monto a árvore genealógica da família Ribeiro de Oliveira, e com a precisão da memória do Sr. Agostinho, não foi difícil esclarecer: ele é filho do Sr. Albino Ribeiro, irmão da minha trisavó Maria da Glória (Lourenço) Ribeiro. Ou seja, somos primos em quarto ou quinto grau.

Foi um dia muito agradável. O Sr. Agostinho tem uma mente brilhante. Sua sabedoria e rapidez de raciocínio são invejáveis, no alto dos seus 78 anos. Olhando o Sr. Agostinho falar, reconstitui a imagem do meu avô Abílio: mesmo sendo primos em segundo grau, achei-os parecidos fisicamente, tanto pelo porte físico (ambos tem a mesma altura, que é mesma da minha: 1,78m!), quanto pelos traços faciais. Pode ser que eu esteja equivocado, pois só conheci meu avô por fotografias, mas os achei parecidos.   

Por que essa visita no blog na Babilônia?

Ao chegar de Portugal em 1950, deixando sua velha Parada de Aguiar para trás e viajando por duas semanas no velho navio Serpa Pinto (aquela seria uma das últimas viagens deste navio), o Sr. Agostinho, então com 17 anos veio morar em São Cristóvão, junto ao seu tio Antônio, irmão da sua mãe Ana Ludovina. Eram constantes as suas visitas ao seu primo, José Joaquim, meu bisavô, morador da Babilônia, 45 casa 16. Ontem foi um dia para lembrar essas visitas, sempre acompanhadas de conversas sobre a “terrinha” e adoçadas com bolos e cafés oferecidos pela esposa do meu bisavô, Maria Olívia – a enfermeira com alma superior, conforme mencionado pelo próprio Sr. Agostinho.

As informações do seu Agostinho foram um tanto valiosas para o meu levantamento da árvore genealógica. Consegui desvendar um monte de dúvidas, como o nosso parentesco com o Sr. Manuel Ribeiro, de Araruama, onde por tantas vezes passei férias quando criança. Além de saber do nosso parentesco com o Sr. Francisco e outras pessoas moradoras do Catumbi, tão falados pelos meus pais. Foi um prazer ter a companhia do Sr. Agostinho, a quem posso agora chamá-lo de primo Agostinho!

Manelzinho (André Ribeiro)      
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário